FN de Lorena
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
22
Espécies com foto:
21
Espécies com som:
1
Total de registros:
27
Total de fotos:
26
Total de sons:
1

primeiros registros fotográficos

bigodinho
Cadu Young
tiziu
Cadu Young
gavião-bombachinha
Brenda Conceição
joão-teneném
Marcelo Birder
enferrujado
Francisco Cisneros Jr.

primeiros registros sonoros

Áreas de Observação

Floresta Nacional de Lorena

Trata-se de Unidade de Conservação de uso sustentável situada no município de Lorena, Estado de São Paulo, que é administrada pelo ICMBio e cujos objetivos são promover o manejo adequado dos recursos naturais; garantir a proteção dos recursos hídricos, das belezas cênicas e dos sítios históricos e arqueológicos; fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica e aplicada; promover educação ambiental e atividades de recreação, lazer e turismo.(Portaria nº 246, do Ministério do Meio Ambiente, de 18 de julho de 2001).

Possui área de 249 hectares, com relevo plano e uniforme (variação altitudinal não significativa em torno de 550 m), localizada no Vale do Paraíba, entre as Serras do Mar e Mantiqueira.

Segundo o ICMBio, “Originalmente, a cobertura vegetal da região era representada por transição entre os biomas Cerrado, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Densa. Atualmente, a unidade é composta de bosques de essências florestais nativas e exóticas, todos com sub-bosque bem desenvolvido de nativas. Existem ainda diversas áreas em regeneração com predomínio de espécies da Floresta Estacional Semidecidual e também campos de várzea na região norte da unidade. Seu entorno direto é constituído pelo município de Lorena (sul, leste da unidade) e propriedades rurais com predominância de cultivo de arroz irrigado e pecuária (norte e oeste)”.

A FLONA de Lorena é uma floresta plantada, pois a vegetação nativa original foi quase completamente devastada. Hoje, após mais de oitenta anos do início dos trabalhos de reflorestamento, com a floresta em pé, a U.C. é um importante banco genético de espécies florestais originárias de todas as regiões do Brasil.

Outro aspecto interessante é que a FLONA DE Lorena é uma floresta semi-urbana, pois parte expressiva de seu entorno é ocupado pela zona urbana do município que lhe empresta o nome.

O Plano de Manejo encontra-se em elaboração e não foram localizados levantamentos de fauna e flora na internet. Porém, em uma reportagem realizada pela TV Vanguarda sobre a FLONA de Lorena, são exibidos alguns mamíferos, inclusive primatas, e mencionado um levantamento da avifauna no qual já tinham sido identificadas 118 espécies, até então.

CLIQUE AQUI para assistir esse vídeo.

História

Como foi formada, eventos relevantes…

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências